top of page
Fique a Par:

Atenção: é hora da paparoca!

Prometi-vos um até já, pois cá está ele!


É a segunda do dia!.. A segunda pois claro! A segunda oportunidade de lerem mais uma matéria deliciosa - literalmente - que tem a colaboração da Daniela do blogue 6.ª Avenida.


Hoje - e que tema bem apropriado tendo em conta que se aproxima a hora de jantar - ela vem falar-nos de paparoca!



"

Escolher o menu para um casamento parece coisa fácil, mas não é. É preciso agradar a gregos e a troianos, esperar que haja comida suficiente e que ninguém se vá embora com fome, adequar os pratos à estação do ano (não vamos comer sarrabulho em Agosto, não é verdade?), ter a certeza que o bacalhau não vai ser salgado e que a vitela não vai estragar os dentinhos da avó... Uma miríade de problemas e questões que se levantam quando chega a hora da tratar das barriguinhas dos convidados... E então, o que fazer? Escolher o prato mais bonito, o mais óbvio e consensual, o mais gourmet?

Eu cá acho que devemos escolher, especialmente, o que gostamos de comer. Porque é que havemos de escolher o magret de pato ou o bife tártaro só porque é chique? Porque é que os pratos hão-de ser servidos em quantidades minúsculas só porque é fancy fancy? O que interessa é comer bem! É de certeza que os vossos convidados vão preferir uns belos petiscos a uns pratos de autor que pouco têm que comer... Na altura de escolher, lembrem-se, contudo, daquelas coisas que podem não agradar a muita gente: pato, coelho, cogumelos, marisco, borrego, courgete, puré, entre outros. Se não têm a certeza que vá agradar à maioria, se calhar é melhor deixarem fora do menu...

Confesso que, neste como em muitos capítulos, a nossa maravilhosa quinta facilitou-nos o trabalho. Temos à nossa escolha um catering variadíssimo, com diversos pratos de carne e peixe, para todos os gostos, mais "comuns" ou mais extravagantes, mas todos de fazer crescer água na boca! E o melhor de tudo, é que vamos poder provar dois de cada antes do casório! Para podermos escolher em consciência (e com a barriga cheia!) - já estou ansiosa que chegue o dia da prova...

Mas querem saber que delícias temos à nossa disposição? Então, eu conto-vos e vocês ficam com a barriguinha contente só de ler (AVISO: a descrição seguinte pode dar-vos uma fome dos diabos!):

- Lombo de salmão com molho bernaise;

- Dueto de salmão e pescada com crosta de lagosta;

- Rolinhos de robalo usado em porto;

- Filet de dourada com crosta de broa;

- Bacalhau cremoso;

- Bacalhau com broa de milho;

- Bacalhau à moda de Braga;

- Lombelo de tinto velho;

- Bochechas de porco preto;

- Lombelo com alheira de caça gratinada;

- Magret de cannard;

- Posta de vitela com molho mirandês;

- Mimos de vitela braseados com bacon;

- Medalhões de vitela com cogumelos shiitake.

Que tal? Soa tudo tão bem, não é verdade? Só de pensar, acho que já engordei umas gramas, fiquei com água na boca! Querem saber o que escolhemos para provar? Não digo, não digo! Vão ter que esperar pelo big day para a revelação! Mas uma coisa é certa, só pode ser bom!

"



A propósito deste mesmo tema, estive recentemente à conversa com o chef José Avillez numa entrevista para a Zankyou Magazine. É só espreitar aqui, que eu garanto que é uma leitura bem apetitosa!

foto_avillez_2.jpg

(Foto via)

Procure por Tag:
Nenhum tag.
bottom of page