top of page

(Para aceder ao artigo completo, por favor, colocar o cursor sobre o título e clicar. Serão direccionados automaticamente para a página respectiva.)

20/11/2013

E porque não começar com um pouco de mim?

Esta sou eu.

É impossível abordar o assunto, sem falar de mim. Os óculos são cada vez mais, muito mais que um mero complemento à saúde visual. São uma marca. Um estilo. Um cunho pessoal irrepetível, ainda que duas pessoas optem por um mesmo modelo.

Os meus óculos também sou eu.

23/11/2013

Ah a primeira dança... (Suspiro...)

Acho que estamos todas de acordo: é dos momentos altos da vossa celebração. E como momento alto que é, não deve ser descurado.

Claro que a tendência hoje, é contrariar o que tradicionalmente se faz e se tem vindo a fazer nos últimos anos. No entanto, eu sou uma enorme fã de clássicos musicais.

28/11/2013

Já dizia Coco Chanel: "Para ser insubstituível, deve-se sempre ser diferente.".

Pessoalmente, acho que ela tinha toda a razão. Pelo menos até certa medida.

Há detalhes numa noiva que simplesmente fazem e marcam a diferença. E deixam de ser detalhes para serem um dos centros de atenção. E na maioria das vezes, que belíssimos centros de atenção que são!

30/11/2013

Pessoalmente, a semana que antecedeu o dia do casamento, foi uma absurda e completa loucura.

Todos os esforços para fazer com que essa semana fosse simplesmente uma semana de descanso, foram literalmente em vão e quando dei por mim, estava a "mandar e a desmandar" e a reorganizar uma agenda preparada com meses - meses! - de antecedência.

10/12/2013

Simplicidade. Arrojo. Doçura. Encanto. 

Ela é a princesa prometida.

Nesta sessão fotográfica com produção por La Champanera, fotografia por D-Photo, acessórios e jóias por Le Touquet e Casilda Finat MC respectivamente, vestidos por Sole Alonso, bouquets por Pando Flores, maquilhagem por Lorena Carvajal e cabelos por Suáres Julio C, o mais belo e de igual forma, sombrio cenário, dá lugar a uma outra protagonista.

13/12/2013

(Adoro cerejas! Mas não é de cerejas que vou falar!)

Se há detalhes que marcam uma vida inteira, há também doces e doçuras que marcam o dia do casamento. Para vocês e para os outros.

Poderíamos hoje, falar do rei dos doces no casamento - o bolo - e também da enorme lista de massas, recheios e coberturas que o podem constituir. Será por certo tema de uma nova conversa e termino assim dizendo, que ninguém resiste a uma fatia.

26/12/2013

O Natal é simplesmente irresistível. As canções - invariavelmente sempre as mesmas - o cheiro dos doces, o dourado, o vermelho e o verde. O presépio, a árvore de Natal... Ah, tanta coisa boa!..

E começamos assim: Mariah Carey - All I want for Christmas is you. Doce, doce, doce não é?

03/01/2014

As flores são o mote para hoje! Num crescendo, deixaram de estar nos bouquets em exclusivo, para fazerem parte dos mais inúmeros complementos para a noiva. A noiva.

Coroas de flores: naturais, artificiais, arrojadas e coloridas; ou simplesmente delicadas e singelas. É certo: combinam na perfeição com um casamento na praia, no campo... O de inspiração rústica e vintage. São por excelência, a nota final no look e isso não deve nunca ser esquecido! Se "o menos é mais" então a simplicidade aqui, não deixa nunca de ser a palavra de ordem.

08/01/2014

Lá vai ele... O ano da minha vida, lá vai ele...

Levará ele, com ele, a unicidade dos casamentos de 2013? A minha resposta é: não!..

Este ano, prestes a despedir-se, trouxe com ele cor. O uso e abuso da cor, nos seus tons mais neutros. Trouxe luz, irreverência e personalidade. Trouxe diferença. A diferença que não deixa ninguém indiferente! Trouxe (finalmente!) o DIY (o Do It Yourself, que é como quem diz: Faça Você Mesmo), os detalhes e a simplicidade do amor. Trouxe os vestidos de renda, as coroas de flores, e a beleza das flores por si só. Trouxe a envolvência e a desenvolvência. Casar tornou-se mais nosso.

21/01/2014

"You can stand under my umbrella"!..

Confesso, não é das minhas músicas preferidas - e podem ouvi-la aqui - mas no entanto, pode perfeitamente servir de mote para os próximos parágrafos! Dizem que a chuva deprime, mas em primeira instância, nada como combatê-la desde logo com algum ritmo musical!..

04/02/2014

Vivaz, ou tecnicamente falando: gipsofila. Uma flor para todo o ano que tem feito as delícias nas tendências e as delícias das noivas.

Também conhecida por mosquitinho, véu de noiva, branquinha ou cravo de amor, confere, quer combinada com outras flores, quer por si mesma, a qualquer decoração (e falo decoração a título de exemplo, já que a sua aplicação é bastante mais vasta), um toque de sofisticação (sim, sofisticação!), delicadeza e romantismo. E a título de curiosidade, digo-vos eu, esta flor, singela - e é dela que vamos falar ao longo do post de hoje - significa ternura, infância e transparência de alma!..

05/02/2014

Até à bem pouco tempo, pensava-se que os balões eram "coisa" de festas de aniversário (e mesmo assim, não para meninas ou meninos já a caminho dos mais de 30...) ou no máximo dos máximos, "coisa" de alguma festa temática.

No entanto, felizmente, também no Universo dos casamentos, a procura por "aquela" ideia é cada vez mais atrevida e os resultados sempre cada vez mais, arrojados e audazes.

E porque será que os balões têm então todo o sucesso?

14/02/2014

Conta a história que no tempo do Imperador Cláudio II - tem sempre de existir um vilão em cada história - foram proibidos por ele mesmo, os casamentos, com o objectivo de formar um poderoso exército. No entanto, um bispo romano de seu nome Valentim, à rebelia do Imperador, continuava a unir em matrimónio, os Namorados e Enamorados. Valentim descoberto, foi preso e condenado à morte, tendo sido enforcado no dia 14 de Fevereiro de 270. Esse dia, é assinalado hoje, em memória de S. Valentim, que dá o mote ao melhor dos sentimentos e ao dia dos corações.

19/02/2014

Às vezes vasculhamos em todos os cantinhos – até mesmo os da nossa imaginação – pelo detalhe. “Aquele” detalhe. Que se identifique connosco, que faça a diferença. Que por si só, fale de nós e do nosso casamento. Pessoalmente, comigo, foi assim. (Houveram tempos aborrecidíssimos! Para os outros claro!.. Já que eu, feliz, continuava insistentemente a espalhar e a espelhar casamento!..)

Nessa minha demanda, cruzei-me com a renda de papel – os paper doilies – e hoje decidi partilhá-los com vocês.

24/02/2014

Qual de nós, em menina, não sonhou ser, um dia, princesa de uma história de encantar?Qual de nós, em menina, não sonhou ser acordada por um beijo encantado?

Bem, o casal de quem vos vou falar, levou os seus sonhos de infância, assim como os contos de fadas, à letra.

03/03/2014

“E eu que pensava que ia só comprar pão; E tu que pensavas, que ias só passear o cão; Cruzamos caminhos, tropeçamos num olhar; E o pão nesse dia, ficou por comprar.” – Miguel Araújo e Inês Viterbo – Balada Astral

Inúmeros casais, além do enorme amor que nutrem um pelo outro, partilham também um enorme amor por outros. Por eles. Amores que miam, ladram, arranham e mordem coisas. 

15/03/2014

Ana, Patrícia, Mariana e Daniela. Quatro mulheres diferentes. Quatro vestidos de noiva diferentes. Quatro perspectivas absolutamente deliciosas – elas falam de vestidos de noiva!.

 

21/03/2014

Entre os dias 21 e 23 de Fevereiro passado, o Pestana Fórum – Casino acolheu, bem e mais uma vez, a 6.ª edição do Funchal Noivos e Festas. Da responsabilidade da Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, o certame teve como intenção promover a ilha, belíssima e paradisíaca, como o lugar perfeito para a lua-de-mel perfeita, mas também para um “destination wedding” perfeito.

Não se trata de um evento inédito, mas inédita foi sem dúvida a sua abordagem: um império doce.

28/03/2014

Eu sempre acreditei em contos de fadas. Amores de príncipes e princesas, eternos, apaixonantes e de alguma forma, rodeados de magia.

No alto do castelo, há uma linda princesa.  Ou uma linda princesa com o seu príncipe. E esse “castelo” é o Westin Palace!.. “A exclusividade de um hotel nos pequenos detalhes.”

05/04/2014

Deixem-me adivinhar: estão a preparar o vosso casamento e chegou a altura de falarem com o celebrante sobre os trâmites administrativos, o processo de casamento, e no final de contas, o que tem de fazer vocês para que possam casar. É aí que ele vos refere o CPM. E também é aí, que no pouco que sabem, se deparam com algumas dúvidas do género: o que nos espera? Será que vamos gostar? Qual o propósito?

11/04/2014

Finalmente, a Primavera (qual Primavera?.. Estou tão cansada da chuva!..) e com ela, chegaram o sol, as flores, os passarinhos e toda uma leveza inexplicável paira no ar. Com tudo isto, chegam também finalmente, em ambiente claramente propício, os tons garridos e também os eternos claros, aos casamentos.

Em estrito, uma determinada cor, ou combinação de cores não corresponde a determinada época do ano. Mas pensemos: azul pastel ou rosa bebé “cai” melhor com o Inverno ou com o Verão?..

Hoje, quero falar-vos de cor-de-rosa. Das infinitas conjugações de cores. E dos maravilhosos panos de fundo que pode proporcionar.

20/04/2014

Ser noiva, estar noiva, e encontrar “o” vestido que reflicta aquela nossa forma de estar (e aquele sinal do queixo que já nasceu connosco ou aquele jeito revolto no cabelo); que valorize o corpo enquanto noiva, mas acima de tudo, enquanto mulher; que tenha um tamanho sim, mas que não se traduza apenas nisso; num “mercado” tão padronizado, às vezes até estático (e um tanto ou quanto aborrecido, confesso) é para algumas de nós – e foi para mim – impossível, no pronto-a-vestir.

30/04/2014

“Quando as palavras fogem, as flores falam.”

Não há como falar de ambiências e de momentos – sejam elas e eles quais forem – sem falar de flores. Aquela flor no cantinho da casa, que espreita depois de um longo dia de trabalho… E aquela flor num momento da vida, que ficará no coração, para sempre…

Há uma importância vital, nas flores, que não pode ser esquecida ou descurada. Elas contextualizam a história do casal, traduzem as suas personalidades. Definirão uma envolvência, e muitas vezes uma cor e um cheiro que não mais os abandonará.

01/05/2014

Charlene e Alberto do Mónaco, serão para os vindouros, dois dos rostos do conto de fadas que os uniu. Citando, a “maior festa em 55 anos” que teve lugar no principado, teve como protagonista também, um espectacular bolo de sete andares, com um metro e meio de diâmetro e dois metros de altura. Poderíamos “discutir” todos os detalhes, de design, de estrutura e de confecção, mas como sempre, foco-me nos detalhes. Num detalhe só.

No topo: uma prótea. Flor-símbolo da África do Sul. E uma homenagem à noiva.

12/05/2014

Elas gostam de flores. E eles gostam das elas que gostam de flores.

Os meses que antecedem o casamento, chegam a raiar o caótico. É verdade! É normal que troquem impressões de forma mais assertiva e marcada (mais ou menos isto: é normal discutirem até à exaustão para depois não se lembrarem do que vos levou a discutir sequer…); é normal que coloquem em causa o “sim”; é normal também uma certa frialdade entre ambos. Se é verdade tudo isto, é também verdade que “no” dia não lembrarão nada disso, tais são as emoções, tal é a dimensão delas.

E é verdade ainda, que um gesto faz toda a diferença.

17/05/2014

Felizmente ou infelizmente, a recepção aos convidados após uma maravilhosa e doce cerimónia, é praticamente obrigatória. Em moldes mais tradicionalistas ou menos convencionais, os convivas não esperam comer. Mas temos de admitir: depois de horas a preparar o look perfeito (e não apenas a título pessoal, porque muitas vezes, temos pequenitos irrequietos a que uma mãe, por exemplo, não deixa de dar atenção), e de assistir à vossa felicidade – que é sem dúvida o mais importante – qualquer humano “normal” sentirá fome.

25/05/2014

Rodeado pelo Oceano Atlântico, o arquipélago da Madeira, formado pelas ilhas da Madeira – a maior delas -, Porto Santo,  Desertas e Selvagens – ambas não povoadas – redescoberto no séc. XV por navegadores às ordens do Infante D. Henrique,  “pérola do Atlântico” ou o “jardim do Atlântico” – carinhosas e doces designações para aquele bocadinho de Portugal tão nosso – é hoje um destino de referência. Um destino de referência a nível turístico – um dos mais belos destinos de férias – e um dos destinos, “o” destino perfeito para um “destination wedding“.

07/06/2014

Já cantava Tom Jobim: “Ah, se ela soubesse | Que quando ela passa | O mundo inteirinho se enche de graça | E fica mais lindo | Por causa do amor” – numa das mais famosas canções de bossa-nova, composta por Vinicius de Moraes e pelo próprio intérprete.

Ele, não se refere a uma noiva, mas é muito provável, que em cada uma de nós, de vós, caiba uma Garota do Ipanema. As noivas tem uma luz própria. Um encanto próprio. Elas sorriem para o Mundo quando o Mundo acha que não existe motivo e que ela ri sozinha. Mas o Mundo desconhece os seus motivos. E ela não ri sozinha.

14/06/2014

O casamento está rodeado de superstições, lendas e símbolos. Nunca deixou de assim ser. E assim será, pelo menos espero, durante muito tempo. As grandes histórias de amor estão repletas de um misticismo encantado. Neste momento, enquanto vos escrevo, ouço, não muito longe a essência de mais uma. Noah e Allie do filme originalmente chamado “The Notebook”. Também neles há uma magia troante e sonante. A magia do amor.

17/06/2014

Escolher a lembrança perfeita não é tarefa fácil, posso garantir-vos. No entanto, é preciso que a escolham bem.

Entre lembranças em função do género – feminino ou masculino – lembranças familiares ou lembranças assentes na idade de cada um dos convivas, as opções são inúmeras. E isso, acho que como sempre, não vos facilita a tarefa de chegarem à lembrança de casamento perfeita.

25/06/2014

Março, Março, Março… Que longe vai o Março…

Março trouxe um aguardado showroom na Quinta da Aldeia. E com ele, um leque de profissionais vasto e diga-se, de luxo!

Numa primeira instância, um factor importantíssimo para um casamento (ou um qualquer outro evento) de sucesso reside em quem trabalha connosco. Em quem está ao nosso lado. Quem nos ajuda a desenvolver ideias e a executá-las. Quem demonstra o mais alto nível de profissionalismo e também de amor naquilo que faz. Bons profissionais são sempre necessários. E iniciativas onde os possamos encontrar, também.

03/07/2014

Incomuns. Modernas. Frescas.

Há quem as olhe com desdém. Há quem não nutra muita simpatia por elas. Pequenos cactos, de folhinhas grossas. Não há aqui, maior verdade que esta: “primeiro estranha-se, depois entranha-se”. As suculentas vêm emprestar a sua doçura aos casamentos. Aos casamentos, à sua ambiência e aos seus detalhes. Não é difícil apaixonar-mo-nos por elas.

09/07/2014

O meu coração agitava-se naqueles breves segundos. O meu vestido, o meu vestido. Ainda hoje, acho que ele faz parte de um sonho – e provavelmente, faz mesmo – e ainda hoje o meu coração reage da mesma forma. Havia um sonho em mim. Um sonho que se tornou palpável.O meu sonho.

Desenganem-se. A minha forma apaixonada de falar, não significa de todo que foi fácil. Chegar “ao” vestido definitivamente não foi das minhas mais fáceis “tarefas”. Acho que como a generalidade das noivas, encontrei uns inúmeros obstáculos. Vindos talvez de onde menos esperava.

12/07/2014

“Make a statement” – a expressão importada que dá o mote para hoje. (E que belo mote!.. Se têm dificuldade em resistir a elevadas doses de charme casamentício, por favor, mantenham-se afastadas deste post – não é para vocês!..)

Literalmente, a expressão quer dizer “fazer uma declaração”. Bem, e de certa forma, acho que é exactamente isso. Eu explico!..

20/07/2014

Deliramos com o anel de noivado. Sonhamos com a data. Marcá-mo-la no nosso coração. Procuramos pelo copo de água perfeito. Tirámos até apontamentos daquelas nossas ideias, que farão do casamento mais nosso!.. E depois? Depois fomos à procura. À procura do amor numa fotografia. Num instante do tempo, eternizado. E perguntá-mo-nos: e-session? Sim ou não?

Eu decidi responder-vos!

23/07/2014

“Até o mar é casado, ai | Até o mar tem mulher | É casado com a areia, ai | Pode vê-la quando quer.”

O mar – como diz esta tão típica estrofe poveira – no seu incessante movimento e no seu infinito azul – azul como é o mar da minha terra - é um eterno e terno romântico. Ao som do marulhar das ondas muitos beijos foram trocados. De pés na areia, muitas promessas de amor foram feitas.

Não admira assim, que o mar ainda hoje seja um verdadeiro fundo (sem fundo) de inspiração. Um maravilhoso pano de fundo e ambiente de fundo. 

25/07/2014

De renda ou de tule. Liso, cintilante. Pontilhado. Preso por uma grinalda ou com o auxílio de uma travessa. Por cima do cabelo ou por baixo. Comprido ou mais curto. O importante não é necessariamente – embora também o seja – o tipo de cerimónia em que serão protagonistas, mas sim, com que conjugará o véu – o estilo do vestido – e o que querem realçar na vossa imagem enquanto noivas.

Há diferenças entre os vários tipos de véus – que dizem respeito ao seu comprimento e referência visual – e eu também vos escrevo para explicar essas mesmas diferenças.

27/07/2014

Curto, comprido. Preto, ruivo, loiro, castanho. O cabelo é uma imagem de marca. Diferente em cada fio, diferente em cada reflexo. Diferente de mulher para mulher.

O look de uma noiva, depende de um conjunto de factores, entre os quais, o eleito penteado para o dia de casamento. Sem a assessoria correcta, uma escolha do género, pode ser um verdadeiro fiasco!.. De pouco importará o deslumbrante vestido se tudo o resto não o acompanhar. Talvez por isso, esta seja das mais complicadas decisões com as quais uma noiva se depara.

28/07/2014

Era uma vez… Uma singela, delicada a bela flor. Ainda assim, infeliz. Tanto tempo passara e ainda não conseguira encontrar um local ao qual pudesse chamar casa. Até que um dia, chegou a um pequeno país europeu. De clima ameno e ar de mar. Da mesma forma que se apaixonou ela pelo país, também o país se apaixonou por ela. Ali estava o seu coração, ali estava a sua casa. As tulipas ainda hoje são um símbolo nacional da Holanda - e tiveram um impacto tão marcante que ainda hoje, também um termo lhes é associado: tulipomania – termo esse, que se prende com questões financeiras e económicas que, claramente não vou desenvolver aqui.

Mas e se a tulipomania for mais que uma “mera” questão financeiro-económica? E se a tulipomania for também a inspiração certa para o vosso casamento?

29/07/2014

É estupidamente redutor falar em livro de honra. Um livro de honra, não tem necessariamente de ser… Hum, bem… Um livro!.. (Pode ser, mas não tem de ser!..)

O problema é que assim sendo, o título não me chegaria para definir – e eu não defino nunca de forma taxativa – o que pode ser afinal um livro de honra, além de um livro! (Repetitivo não é?) Um quadro, uma caixa, uma gaiola… O livro de honra pode ser tudo isso!..

30/07/2014

“Grande é a poesia, a bondade e as danças… | Mas o melhor do Mundo são as crianças.”

Fernando Pessoa, exímio escritor, que à sua morte, não deixou bens, nem testamento; não era casado nem se lhe conhecem descendentes; sabia ainda assim, que, e citando novamente, “o melhor do Mundo são as crianças.”. Fernando Pessoa, tinha razão.

Com a evolução natural do mundo casamentício, evoluiu também a forma como vemos as crianças no nosso casamento. Deixaram de ser apenas os primos, os sobrinhos, ou os filhos dos amigos. São hoje, pequenos grandes convidados.

31/07/2014

Um legado japonês. Uma melodia de papel universal.

O origami constitui uma arte tradicional e milenar, transmitida de geração em geração, que tem por base a dobragem de papel, representando assim, determinados seres ou objectos. Dos desenhos mais simples, aos mais complexos, é com mestria que o papel é trabalhado. Mestria, dedicação e amor.

Amor… O origami foi dos mouros no Norte de África, a Espanha que o fez atravessar fronteiras até à América do Sul. Proliferou pelo Mundo e encantou, da mesma forma que ainda encanta hoje. Com amor e por amor, hoje, o origami é levado aos casamentos – uma tendência que vai coleccionando seguidores. Em pequenos detalhes os noivos demonstram o que sentem, o que são e a forma como vêem em seu redor.

01/08/2014

“Pedras são lágrimas.” – dizia-se na idade Média. E por assim ser, diz-se hoje que as pérolas dão azar às noivas. (E é curioso, que entre os os gregos eram o emblema do amor e do casamento!..)

No entanto, houve quem não se deixasse vencer pelas superstições e então, tenha arranjado inspiração precisamente nas pérolas, fazendo-as transparecer no seu casamento. É inevitável: elas tem um charme ímpar.

03/08/2014

Invariavelmente, todas nós, de uma forma ou de outra, já nos apaixonamos por uma rosa.

Elas dispensam apresentações e falar delas é um cliché, qualquer que seja o ângulo sobre o qual incidamos. Flores de todo ano – talvez um bocadinho mais caras em determinados meses como Fevereiro ou Maio – com um sem número de variedades conhecidas, não têm como não fazer as delícias de qualquer noiva.

13/08/2014

O vintage, o shabby-chic, o DIY, têm-se assumido e consolidado ao longo do tempo como tendências no nosso mundo nupcial.

O vivaz encheu as nossas casas, os convites personificam verdadeiras obras de arte familiares – com os seus laços, rendas e apliques – , os vestidos levam-nos a viajar no tempo… Perante tudo isto, não é de admirar que também o meio de transporte dos noivos se tenha alterado. E ao invés das – muito comuns mas sempre apreciadas ainda – limousines – a título de exemplo, porque existem um sem número de outros meios de transporte - os casais tem agora uma nova coqueluche: as pão de forma.

16/08/2014

Quem há algum tempo atrás, se deliciava com o anúncio publicitário de uma conhecida marca de detergentes, não imaginava nem imagina por certo, que o algodão, além de não enganar,é também uma excelente inspiração casamentícia. Ninguém diria, ninguém imaginaria, mas é verdade!

17/08/2014

Diz-se que “mulher prevenida, vale por duas”. Quanto valerá então uma noiva prevenida?

Não existem casamentos tecnicamente perfeitos. Pelas circunstâncias, o dia de casamento é perfeito para nós, no nosso coração. No entanto, basta o timing não ser o correcto para que, taxativamente, alguma coisa ficar fora de controlo.

No caso de uma noiva, os factores que podem gerar o caos, são muitos e dos mais variados: um copo mal pousado, uma indisposição repentina, um pé que sem intenção pisa a cauda. O “perigo” espreita. Para que todas estas situações possam ser ultrapassadas com o mais baixo nível de stress possível, um bom planeamento é essencial.

19/08/2014

Antes uma noiva distinguia-se pelo seu vestido. O vestido era a estrela-maior, o centro de todas as atenções e aquilo que, na generalidade, os convidados (as convidadas!..) apreciavam avidamente. A cauda, o tecido, os detalhes… Não era raro, ouvir-se comentar “A X está mesmo bonita!” e em resposta: “Sim, sim. O vestido é muito bonito.”.

No entanto, uma noiva hoje em dia, não se vê apenas pelo vestido. Vê-se pela personalidade e pela forma como esta transparece no look do grande dia. Agora é comum ouvir-se: “Está mesmo bonita a Y. Igual a ela própria.”.

20/08/2014

Qual de vós, noivas nunca ouviu, depois de falar da boa-nova do casamento, algunscomentários desagradáveis - cheios de boas intenções! – dos quais se riem (ou para os quais forçam um sorriso) apenas para não chorar? (Ou para não bater em alguém!..) Qual de vocês nunca teve vontade de se transformar numa “bridezilla” perante alguns palpites, maldosos e sem noção, que saem da boca de algumas pessoas que vos rodeiam?

Hoje, trago-vos 10 coisas que nós, vocês, nos cansamos de ouvir - não, não estão sozinhas!.. E para o grand finale, a forma como devem encarar o que ouvem.

Please reload

bottom of page